Oxum nesta fase está ligada na interação de Ode Ibualamo,seu pai, o grande caçador, e sempre o acompanha nas caças pelas selvas. Karê é uma Oxum jovem, também ligada a Logunede, seu meio irmão.
Ela usa dois keles, sendo um dourado e azul claro de Oxossi e como detalhe um ofá pequeno, junto com braceletes, idés, búzios …
Come cabra, galinha, coelho, konkém e os pombos são soltos ( como para todas oxuns)
Um detalhe importante não só para esta Oxum, mas para todas outras: na hora do ¨Pa¨ são colocadas duas gemas de ovo em seus igbas ( obs. Não dentro ) representado a fertilidade.
Sua origem:
Kare é filha de Yemanjá com Odé Ibualamo, porém antes de se casar com Yemanjá, Ybualamo viveu com Oxum Yponda e deste casamento nasceu Logum Ede, porém existem também outras iton que contam que tanto Oxum Karê como Odé Karê seriam filhos somente de Yemanjá, nascidos de uma jogada errada de um obi.
Itán
Iyemanjá passeava pelas matas quando avistou de longe o pequeno Logun Edé . Ela ficou por horas admirando a beleza do pequenino. Foi até Orumilá, dizendo que queria ter um filho que fosse tão belo quanto ele. O sábio lhe disse que a criança era mágica e encantada, pois era fruto da união e do amor de seus pais. Da mesma forma Iyemonjá estava enlouquecida querendo ter um filho com tal encanto. Orumilá lhe disse que ela deveria pegar um obi, passá-lo no ventre e logo após jogar nas águas. E assim a rainha do mar foi até as águas mais belas e límpidas, passou o obi em seu ventre, mais na hora de jogar na cachoeira, ela atirou errado e o obi caiu em cima de uma pedra, que o dividiu ao meio, ainda metade nas águas e a outra metade no mato. E passando – se 9 meses, Iyemanjá deu a luz a um casal de gêmeos, e deu- lhes o nome de Oxum Karê e Odé Karê, e ambos eram tão belos e encantados como Logun Edé. As crianças cresceram travessas, Oxum se vestia como Odé , e Odé como Oxum, e por isso ninguém nunca sabia quem era quem. Aprenderam a arte da caça, por isso ambos levam o ofá ( arco e flecha ). Em sua aldeia, quando estava na temporada de caça, Oxum Karê ao invés de ficar lá com as mulheres preparando a colheita e a lenha, ela ia para as longas caçadas com seu irmão e com os demais caçadores de sua aldeia. Odé ao invés de caçar apenas nas matas com os outros, passou a se embrenhar pelos rios e cachoeiras se tornando junto dela um ótimo pescador… Assim o desejo de yemonjá se realizou, pois Orumilá lhe deu dois encantos caçadores das águas! Até hoje muitos acreditam que certa vez houve uma grande seca, acabando com os rios e animais, e por tamanha tristeza os Karê’s tornaram-se um só, juntando assim o obi novamente… Por isso os filhos de Karê são doces como Oxum e destemidos como Oxossi, por que são orixás individuais, mais quando necessário tornam – se uma só força, uma só magia, um só encanto!
Começando pela origem:
Escritores como Benistes, Augras, Bastides… todos concordam que, na origem, apenas os elementos da natureza eram adorados, a água, a terra, a árvore, o fogo… Com o passar dos tempos criou-se a necessidade de se personificar esses elementos e algum ponto da história eles tomaram forma da figura humana. Beniste, em sua mais recente obra: Mitos Yorubas, já no primeiro capítulo narra o seguinte:
No tempo primitivo das origens, o homem via a natureza como um drama único vivido num cenário onde atuavam animais, plantas, vento, água, e todos os demais elementos que formavam a riqueza do Universo. O mundo dos mitos é pleno dessas forças e ações, mesmo sendo elas conflitantes.
Na literatura mítica, esses objetos da natureza são apresentados sob a forma humana…
Falando-se do Elemento Oxum e se nos basearmos que essa seria o elemento água daquele Rio, e se nos levarmos pela Geografia daquele local, então encontraremos 16 cidades diferentes louvando oxum nessas 16 formas. Esse Rio nasce em Oshogbo, onde se louva Oxum de uma forma, a segunda cidade é Opará, onde Oxum é louvada como Yeye Opara e todos os seus mitos e ritos se modificam da primeira, a terceira cidade é Yponda, onde se louva yeye Yponda e assim por diante. Então se nos transportarmos para a origem, veremos que aquele povo de Ijexá não louvaria aquele Rio, mas sim várias partes dele.
O povo que foi trazido para o Brasil a partir de 1750 já trouxe sua crença divida, isso não ocorreu no Brasil e na formação do Candomblé, não só o povo de Ijexá, mas também os de Ketu, Oyó entre os demais foram respeitados na maneira de louvar seus deuses, sendo assim as várias regiões levaram suas crenças para dentro de uma só casa, aparecendo aqui, essas variações de uma mesma divindade, com o nome de qualidade.
Uma outra situação que eu não trouxe no vídeo, mas também deveria estar em evidência:
Os Britânicos estiveram em poder desta Região desde o ano de 1850 até 1960. Este bairro Kare teve seu nome de origem baseado no verbo em Inglês CARE ( DE TO CARE = CUIDAR ) CUJA PRONÚNICA É KÉRE e passou a ser escrito na língua local com a letra ¨K¨ e chegou ao Brasil com a pronúncia carê. Sendo assim, também poderiámos estar afirmando que Oxum Kare seria a Oxum louvada, segundo o povo daquela cidade de Lage, na Nigéria.
Sentido de sua Origem:
Kare é um bairro localizado em Lagos na Nigéria, próximo aos templos de Osogbo, Ilobu e Abeokuta.
Osogbo tem o Culto a Oxum
Ilobu tem o culto a Odè Iboalamo e
Abeokuta tem o Culto a Yemanjá.
Veja que, por o bairro, o Culto a Kare estar localizado muito próximo dessas duas outras cidades podem ter sofrido a influência de desses dois cultos ( Ibualamo e Yemanjá ).
No Brasil:
Texto adaptado do Bàbá Sergio de Ajunsún
Clara
maio 28, 2013 @ 17:42:58
Que Linda a Historia da minha mãe.
Jonathan
jun 25, 2013 @ 05:54:20
Clara,
Linda mesmo.
Axé!
janaina
jun 01, 2013 @ 04:20:07
esta historia me deixou ainda mais curiosa para saber ainda mais sobre meu orixa eu sou de oxum kare e tenho muitas coisas em meus pensamentos para conhecer e realmente sao historias que as pessoas deveriam ler a respeito e nao dar informaçoes diferentes e fazerem de que o conhecimento a seu yaos a verdade e a porta para o conhecimento e duvida e para aqueles que nao sabem perguntar rsrsr
Jonathan
jun 25, 2013 @ 05:59:29
janaina,
Adorei o que escreveu, penso da mesma forma!
Linda sua sede de conhecimento, parabéns!
Axé!
Gleice de Souza
jun 05, 2013 @ 05:06:14
Achei muito interessante a forma utilizada na explicação. Sobre a Rainha da minha vida. Parabéns!
Jonathan
jun 25, 2013 @ 05:47:21
Gleice,
Obrigado pelo carinho!
Que Karè nos Ilumine.
Axé!
janaina
ago 27, 2013 @ 15:48:37
muito bonita a lenda de minha mãe senhora oxum de kare! axé!
Angell
set 03, 2013 @ 15:15:24
bom dia,
Sou de Oxum Karê, nação etutu …
Há muito gostaria de saber sobre as raízes de minha mãe e pai….por incrível q pareça hj q descobrir como se chama meu pai..Pq muitos contam historias diferentes e sempre me deixando em duvidas no q acreditar …….
E a historia que li mexeu comigo
Angell
set 03, 2013 @ 15:16:12
ops…. acima nação ketu
Marco
set 14, 2013 @ 21:50:05
Por que Oxum Karé quando se virá para Oxaguian ela coloca a máscara,e para Oxóssi ela se mostra como ela para ele. E porque eu ouvi dizer uma história que homens da qualidade desse Orixá ve a mulher da Oxum Karé como homem,eu sou de Guian e a minha Mãe de e Karé.
Jonathan
set 20, 2013 @ 17:24:10
Marco,
Eu não conheço essa história não. Karè não põe máscara para olhar pra Oxaguian.
Estranha a história. Em minha casa e nação não é assim.
Axé!
marcia pereira de oliveira
out 29, 2013 @ 01:39:20
muito linda a estória da minha mae oxum kare
Elenice
nov 04, 2013 @ 20:14:44
meu pai de santo me raspou de OXUM Karê pai Odé Karê em 1996.Adorei saber mais da história aprendi coisas que eu não sabia, muito linda.
Henrique
nov 13, 2013 @ 01:19:42
Nossa o incrivel dessa historia è que minha mãe de Sangue é filha de Yemanja e Meu pai tbm de sangue traz esse Entedo da historia e Eu sou Filho de Karê … Incrivel como tudo aconteçe na minha vida particular e espiritual tudo é um misterio!
Henrique
nov 13, 2013 @ 01:20:39
Amo
marion
nov 25, 2013 @ 14:16:24
amei! os misterios de oxum são intermináveis. amoooooo!
Iara
jan 08, 2014 @ 18:16:18
Achei muito Linda a historia de minha Dinda
Giovanna
jan 22, 2014 @ 17:40:16
Achei linda a lenda de minha mãe sou filha de Oxum Karê ,como pai possuo dois (graças a Deus,eles brigaram por minha cabeça e os dois me abençoaram Xangô Obakussô e Oxóssi Ambualamo )Sempre tive um amor enorme tanto pelas aguas de mamâe Oxum quanto pelo sagrado mar de Yemanja,tenho uma vontade muito grande de conhecer não só as lendas mas tudo que envolve o candomblé,não pretendo ter santos feitos mas acho lindo o culto.Sou de umbanda e agradeço receber tais informações.
Leyde jane
jan 30, 2014 @ 16:18:26
Que linda a historia de minha mamãe , eu estava procurando a historia e quando achei fiquei fascinada com tanto amor e tanta magia .
lourdes forte
jul 29, 2014 @ 22:56:16
fale um pouco de yeo oke
Marialva Bento
set 25, 2014 @ 18:08:30
Adorei a história de minha mãe oxum kare acredito que qto mais conhecimento mais se aprofunda a fé, parabens
Jorge
out 20, 2014 @ 02:11:42
Descobri a pouco tempo que tenho na minha coroa essa linda oxum, onde fui surpreendido num festa de Oxossi… Fiquei muito satisfeito com esclarecimentos.
Aldenora Vieira Ribeiro
dez 09, 2014 @ 13:24:54
Amo minha mãe gostaria de saber mais inclusive os fundamentos
eunice maria
fev 01, 2015 @ 01:07:28
gostei muito do que li pois minha filha e de oxum kare com oxosse.
gostei muito
obrigado
Adimilson Campos
mar 29, 2015 @ 01:22:17
gostei muito, sou da kare e tudo que meu pai me explicou esta se encaixando depois do que li aqui, muito axé!!
Dione
abr 15, 2015 @ 03:18:27
Lindo texto,obrigada pelos esclarecimentos.
Sandra Elaine da silva
abr 27, 2015 @ 01:44:13
Gostaria de saber mais sobre Karê
Estevão
maio 13, 2015 @ 15:42:45
É verdade que na nação Ketu não se faz Oxum Karê em cabeça de homem?
Jonathan
out 26, 2015 @ 06:49:44
Estevão,
Mito.
Elizabeth L
maio 19, 2015 @ 19:53:27
Pode um homem ser filho de karê com. Ogum Já respectivamente nessa ordem, o mesmo ja nasceu feito. Obrigada. Ouço sempre que é errado.
Tepolquelha Gomes Domingos
jul 02, 2015 @ 21:52:47
Adorei saber a historia da minha maezinha… Oxum Karê. quanto mais eu conheço mais eu quero conhecer…
Rafael
jul 10, 2015 @ 21:34:21
Muito obrigado Bàbá. Adorei saber mais sobre minha mãe.
Axé!
Flávio Alves Ramos
out 15, 2015 @ 23:44:58
Gostei muito em saber realmente dessa qualidade, qualidade que sou feito, porem sem saber a verdadeira história do meu orisá, gostei muito
Francisca Fabiana dos Santos Silva
jan 04, 2016 @ 01:19:51
Adorei a lenda Parabéns
Carla zapata
jan 15, 2016 @ 04:42:06
Adorei! Essas informormacoes tao detalhadas sobre a história, habitos, regiaoe suas caracteristicas nunca havia ouvido com tanta clareza e simplicidade de compreensão para o leitor.
Muito bom!!
Historia espetacular!
Layla
fev 15, 2016 @ 02:26:56
Saravá oxum karé ♡
claudia
mar 28, 2016 @ 21:20:25
Minha filha Paula e feita de oxum kare com ogum ares
Super Curiosa
ago 14, 2016 @ 04:58:01
Oi tudo bem? Tenho algumas dúvidas e se puder ficarei grata se responder
*Li certa vez que os pombos de não são sacrificados mas conheço uma casa de angola e Ketu que sacrifica
*Todas as oxum kare tem fundamento com tempo?
*Na saída ela tem que sair carregando um faisão que depois é solto na mata?
*obrigatoriamente elas carregam dois queles e os homens de o Ode Kare tmb?
* o assentamento da oxum pode ser com pratos de vidro?
*Nos assentos os chifres dos cabritos ficam nos assentamentos.
*Filhas de Nanam podem cortar pra pombogira? É que eu li que Nanam tem aversão a metal?
*Pode um homem ser de Oxalá com Na am? Tmb li que Nanan não pega cabeça de homem.
*Logunedé só aceita oferendas de dois?
*Oxumare não aceita ficar em segundo lugar tipo um filho de logun com oxumare ou oxum com oxumare?
*Homens podem fazer sacrificios para as Yamins? Li tmb que ela não aceitam a ação dos homens nas coisas delas
*Todo mundo tem que ter 4 orixás qdo raspa ou pode ter 3?
*E casa de angola e Keto podem ser juntas? e quem saí dançando musensa é feito no keto ou angola?
*Toda pessoa que vai raspar tem Bori? com aquelas comidas e pode comer delas.
*O Bori é outro assentamento?
Gente sei que é mta coisa mas é todo o apanhando que andei vendo e ouvindo por aí. Mto obrigada
ah… pra encerrar a pessoa que pega santo em uma casa qdo vai pra outra pode não sentir nada bem em momento nenhum. Para onde foi o santo?
Jonathan
out 25, 2016 @ 23:06:42
Super curiosa,
1- Em vários rituais são sacrificados pombos, apenas a umbanda não sacrifica.
2- Karè tem fundamento com Oxóssi. Tempo é questão de fundamento se analisado uma pessoa em específico. Mas o fundamento dela está com Odé.
3- Não sei dessa história não.
4- Muitas casas Karè carrega dois keles, mas depende da casa e da nação.
5- Assentamento de orixá é na louça ou no barro. Vidro não tenho nota.
6- Essa pergunta já não vou poder lhe responder, pois é questão interna da casa.
7- Pode cortar sim, se a casa der ejé pra pomba gira pode.
8- Essa questão é complexa demais. Depende muito da casa. Algumas podm e outra não.
9- Não entendi a pergunta.
10- Raríssima as vezes que ele aceita ser segundo. Geralmente e quase sempre ele é primeiro.
11- Homens podem iniciar-se pra Yamis sim, mas muitos rituais sao específicos para mulheres. Mas pra mexer com Yami é outra situação a parte do candomblé. Naquilo que diz respeito ao candomblé, homens possuem limitações.
12- Somos filhos de apenas 1 orixá, os outros são apenas enredo que nosso orixá trás e esse enredo não possui numero certo.
13- Ou a casa é de angola ou a casa é de ketu. Se saiu de muzenza é angola.
14- O BORI é OBRIGATORIO na iniciação, sem bori não tem feitura. Porém o bori da feitura é diferente.
15- Bori é o ritual. Assentamento é a louça do santo.
16- Pode sim, santo não é obrigado a vir. Se o santo não quer aquela casa, ele não vira e pronto. Assim como nós temos escolha, santo tbm tem.
Axé1