Gongobila ou Gongobira é um Nkisi, filho de Mutá e kissimbe, divindade da sensualidade, da riqueza, da fartura, da pesca e da caça, semelhante a Lógun Edé do yoruba. Conta uma lenda que Èṣù dono do jogo de búzios, teria perdido seus oráculos, porque gongobila (o caçador) ou Telekompensu (o pescador menino), qualidades caminhos deste Nkisi teria pedido a posse deste a sua mãe Kissimbe, ela como uma mãe dedicada ao filho, atirou areia ao olhos de Èṣù roubando-lhe quinze búzios pois o restante que completaria os dezesseis ficara na mão de Èṣù, mas assim tornando gongobila o dono do jogo.

Gongobila é o mais belo (Físicamente) de todos os Nkisis, filho das águas e ao mesmo tempo das matas, dono da fartura e da beleza.

Gongobila sempre foi muito querido dentre todos os Nkisis de Nzambí, não há ninguem que não se encante por esse Nkisi.

Informações:

Cores: Azul Turqueza e Amarelo Ouro

Simbolos: Ofá e Cavalo Marinho

Dia: Quinta-Feira

Elemento: Terra e Água

Plantas de Gongobila:

Acácia, Acácia Branca, Alfavaca do Campo, Alfazema de Caboclo, Araça de coroa, Araça do campo, Cabelo de milho, Capim Limão, Carqueja, Carrapichinho Beiço de Boi  (Kisaba Mutombi), Caruru, Chifre de Veado, Cipó Caboclo, Cipó Camarão, Cordão de Frade, Dracena Listrada, Fumo Bravo, Groselha, Groselha Branca, Guaxima Cor de Rosa, Jacatirão, Janaúba, Jurema branca, Jurubeba, Milho Vermelho, Pitangatuba.

Anúncios