Os Orixas

Os Orixas

Os orixas (ÒRÌSÀ) são divindades africanas, representadas por pontos de força na natureza. Essa Forças foram Criadas por Olorun (Deus Supremo) e atribuidas a certos elementos e manifestações da natureza.

Os orixás também possui características dop ser humano, principalmente na personalidade, seja por Vaidade, amor, Ira…

Na Africa os orixás são representado por uma cidade onde inteiramente prestam culto aos mesmos.

São 100 divindades ligadas ao Fogo, 100 ao ar, 100 a terra e 100 a água. Porém os mais conhecidos são 16, sendo os mesmo conhecidos aqui no Brasil.

Dependendo da Nação de Candomblé, essa forças da natureza terão nomes e culto diferente, o que faz chamar na angola de Inkises e no JeJe de Voduns. Apesar das diferenças essas manifestações se explicam como forças naturais presentes em todos os seres humanos.

Cada Ser humano possui um Orixá regente em seu Orí (cabeça), esse orixá se manifestará de alguma forma nessa pessoa. Foi esse orixá com ajuda de outros que lhe recebeu após o sopro da vida de Olorún. O jogo de Buzios Pode revelar o nome dessa força que está em regência em nosso Orí.

Durante um longo período da hitória, lá nos tempos da escravidão, os negros não podiam  cultuar livremente seus orixás/voduns/inkises e atribuia a todos esses um nome de santo católico para que não sofresse com seu culto, assim formou-se o tão conhecido sincretismo que até hoje está presente nos cultos de Umbanda.

São esses Orixás: CLIQUE NOS ORIXAS E CONHEÇA UM POUCO MAIS

Oxalá (Oxaguian e Oxalufan)

Oxum

Yemanjá

Nanã

Omolú/ Obaluaye

Oxossi

Ewá

Obà

Iansã

Ossain

Ogun

Xangô

Oxumarê

Logun-Edé

Ibejis

Exú

Irokô

Há ainda Orixás que estão aparte, ou apresentam ligação a esses orixás: Okô, Ayrá, Orunmilá, Ifá, Olokún etc…

Observação: Em um outro Post veremos os Vodúns e Inkises.

9 Comentários (+add yours?)

  1. meuorixa.wordpress.com/os-orixas/
    fev 06, 2013 @ 11:32:23

    adorei seu portal sou yao e amanhã e o meu aniversario de santo ,sou de omolu ,obaluae ja faz 5 anos ,mais estou com obrigação atrasada so fiz a de 1 ano
    pois bem queria saber de vc como devo me comportar amanhã ,com meu santo que devo fazer com aminha mãe de santo e meu orixa ,pois não me lembro nunca e toda vez eu tenho que perguntar ,tenho um grande poblema de memori ae tenho vergonha de perguntar diante aos meus o que fazer ,pode me ajudar ,obigada Mossialegi ,sou de angola

    Responder

    • Jonathan
      fev 06, 2013 @ 17:03:23

      Mossialegi,

      As regras são sempre ditadas pela sua cas, mas vai ai algumas comuns nos Ilès:
      Usar branco (da cabeça aos pés), Ir a sua casa pedir a benção ao seu zelador, não beber, não praticar sexo (algumas casas nem se importam com isso), acender vela ao seu santo (no seu Ilè), Não arranjar brigas e discussão, Não ir a festas que envolvam bebidas e coisas que kizilem seu Nkisi/ Orixá… Enfim haja smpre fazendo coisas que não vá desagradar seu Orixá, é apenas um dia e muito importante por sinal!

      E parabéns pelo dia!Ní Ayó Ójo Ìbí rè!

      Axé!

      Responder

  2. Osi Logba
    mar 28, 2013 @ 13:24:53

    Olá, boa tarde, sou de Ketu, gostaria se possível que se tratasse em algum assunto a respeito de Cumeeira / Intoto (assentamentos da casa de Asè).è um assunto puco divulgado e queria saber mais detalhes.

    Responder

    • Jonathan
      mar 29, 2013 @ 23:07:53

      Osi Logba,

      Nos já temos um poste falando de Cuminheira e outro falando de Ntoto (Intoto). pesquise por essas palavras aqui no blog.
      Realmente é um assunto pouco divulgado, mas já abordamos aqui.

      Axé!

      Responder

  3. Aninha
    jun 30, 2013 @ 23:07:35

    Boa noite, gostaria de saber sobre o orixá Jagum,como se veste o que come seu assentamento.muito obrigado

    Responder

    • Jonathan
      jul 02, 2013 @ 06:50:53

      Aninha,

      Jagún é um Orixá relacionado a Obaluwaye, alguns o veem como um caminho ou uma qualidade do senhor da terra!
      Segundo as lendas e itans, conta-se que Jagun, era Guerreiro dos Exércitos de Obatalá e que foi enviado às Terras de Omolú para lutar pela páz em nome de Oxalá. Por isso, ele é cultuado em algumas nações como “Qualidade de Omolú”, por ter passado vários anos em terras de Omolú. Trata-se de um Orixá Funfun, pois o culto a Jagun nasceu no Ekiti Efon, por esse motivo Jagun é cultuado no Axé Efon como um Orixá separado de Omolú. Antes dele ter ido para as terras de Omolú já existia seu culto no Ekiti, onde era sua terra natal. Assim também conta seus itans que Jagun teve passagem não só nas terras de Omolú, mas também nas terras de Ifé (Terra de Ogun) e Elegibô (Terra de Osayan). Pela ordem do meridilogun, Jagun responde no Odú Ejionilê (oitavo Odu) Odú regido por Oxaguiã, Odú no qual também respondem outros Guerreiros Brancos como Ogun-Já e Oxaguiã Ajagunãn. Pela ordem de chegada dos odus, o culto a Jagun nasceu no Odu Okaran.

      Os filhos de Jágun, tem aparência jovem, são autoritários, arrogantes, guerreiros, justiceiros, briguentos e agitados, fortes na adversidade, costumam fazer tudo à sua maneira, ouvem conselhos dos outros, mas costumam seguir sua própria vontade…São pessoas trabalhadoras, gostam de tudo rápido, exigem asseio, limpeza; são pessoas impulsivas; pessoas de espírito livre; enjoam de tudo facilmente; são dados a paixões violentas e passageiras, são curiosos, adoram viajar. Possuem grande proteção espiritual, boas amizades e, quase sempre, caminhos abertos. Possuem comportamento delicado, são honestas, dedicadas e atenciosas. Vivem com grandes esperanças, estão sempre apaixonadas, são sonhadoras, sofrem e se desdobram para ajudar e defender os amigos. Quando são repudiados ou sofrem algum tipo de traíção podem se tornar extremamente vingativas e amargas. Apesar de serem guerreiras e obstinadas, as pessoas de Jágun, às vezes se isolam preferindo ambientes calmos e tranquilos. A personalidade dos filhos de Jágun é um misto de caracteristicas de Ogun, Omolú e Oxaguiã.

      Jágun, é uma palavra Yorubá, e significa: Guerreiro, Soldado.

      Jagun é um Orixá ambicioso, luta para conquistar posição alta sem ver de que maneira…Apesar de ser Orixá Funfun (branco), é considerado e cultuado como Santo de Guerra, “santo quente”, carrega uma lança prateada na mão e um facão ao adaga e muitas das vezes dependendo do caminho de Jagun ele usa até um ofá nas mãos,pois conta se um itan que Oxalá o nomeia como o guerreiro de todas as armas veste-se somente de branco. Usa contas brancas rajadas de preto e dependendo da qualidade, intercalada com contas brancas, gosta também de contas feitas de buzios e marfin. Jágun é Orixá Jovem,quase chega ser um menino adolecente de Obatalá .. Ligado a Obatalá (Rei no pano branco ), tem caminhos com Ogun Já, Oxaguiã – Ajagunãn, e Ayrá. Tem caminhos também com Yemanjá e quase todas as Yabás, pois elas acalmam sua fúria.Quem traz Jágun ao barracão é Oxaguiã. Ele é considerado o “protetor” e “guardião” de Oxalufã. Carrega consigo o Odú Ejionilê. Por ser considerado Orixá Funfun (branco) não leva azeite de dendê, e sim azeite doce , banha de ori, adin e as vezes mel e de preferencia a banha de Ori, suas comidas são todas brancas, aceita pipocas feitas na areia, bolas de inhame cozido, bolas de arroz, acaçá, obí funfun (claro), come também do Ebô (canjica) de Oxalá, assim como seus bichos também devem ser todos brancos, por ser ligado ao rei do pano branco (Obatalá ). Jágun dança com outros Orixás, acompanha na dança; Ogun e principalmente Oxaguiã e Oxalufã. A dança de Jágun é extremamente guerreira, começa com movimentos lentos, dança empunhando sua lança e adaga, seu momento de “êxtase” é quando salta e se sacode todo empunhando a lança de um lado para outro, tamanha é sua fúria guerreira nessa hora. Segundo as lendas, a lança prateada de Jágun, durante as batalhas e guerras, além de ser usada para proteção contra os males e feitiçarias e abrir os caminhos, deixava seus inimigos cegos após serem feridos por ela. Jagun, assim como Ogun, é um grande caçador, e por sinal foi ele quem ensinou seu irmão Oxóssi a caçar. Ele nao deixa também de ser um guerreiro, assim é Jagun, um grande guerreiro mas também um grande caçador. E algumas de suas cantigas relatam isso.

      Axé!

      Responder

    • Aninha
      jul 02, 2013 @ 15:03:53

      Muito obrigado pelo esclarecimento, amei o texto.
      muito axé!!!

      Responder

  4. deise
    dez 30, 2014 @ 01:14:12

    boa noite meu irmão
    estou precisando de ajuda

    Responder

    • Jonathan
      out 27, 2015 @ 03:44:46

      Boa noite, deise.

      Pode dizer o que lhe aflige.

      Axé!

      Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: