Primeiramente devemos ter um conceito do que venha a ser TRADIÇÃO; tantas casas de candomblé hoje em dia apontam suas árvores de descendência, fazendo valer a tão falada tradição religiosa, mas na verdade uma casa tradicional é aquela que possui valores e conceitos, que tem sua maneira, dentro do tradicional culto, de agir e de comportamento.

Particularmente, não adianta ter tradição se não tem princípios.

Não devemos esquecer que vir de um axé; criar seu axé e dar nome a ele não é fazer uma nova tradição, pois a mesma virá de onde se recebeu suas obrigações e ensinamentos.

Um novo Babalorixá, quando abre sua casa traz consigo todos os ensinamentos aprendidos por seu zelador(a), assim fazendo um novo laço familiar com seus filhos, mas mantendo os costumes de sua antiga casa.

Não se deve ter vergonha da tradição que carrega, dos costumes e preceitos aprendidos, pois é dessa base que sairá um bom axé; orgulhar-se de dizer que é descendente de um axé e mostrar a bandeira da tradição.

Olhar suas raízes e enxergar um novo começo baseado na Tradição religiosa; que para mim é manter o aprendizado, ainda que, estando em outra casa ou em sua propria casa, manter tradição é honrar toda sua trajetória religiosa, nunca fazendo um novo começo, mas uma continuidade para suas próximas descendências.

Exemplo de tradição são casas existentes a anos e anos, pois dessa casa sai o Bom axé, o pé no chão, o respeito…

Muitas casa deixam o luxo e a riqueza ultrapassarem os princípios morais e religiosos, onde é pregado o apego do dinheiro e do poder a energia dos orixás, como se dinheiro avançasse a energia de Olorún.

Roupas luxuosas não fazem axé e nem tradição. Não venho julgar pois o que se tem serve para ser mostrado a sociedade, só não é correto dizer que luxo compra título de tradição.

Levantar o nome da religião é manter acesa a chama das tradições; pois não improvisar rituais é o básico.

Abaixo está listado os 10 principais sinais de uma casa com tradição:

1- Uma casa que tenha árvore de descendência.

2- Uma casa que preserve os princípios religiosos.

3- Uma casa que preserve suas origens.

4- Uma casa onde a fé seja à base de tudo.

5- Um lugar onde o pobre e o Rico sejam a mesma pessoa.

6- Uma casa onde Olorún seja maior que tudo, inclusive mais que o luxo e o dinheiro.

7- Uma casa onde não haja improvisos e sim que haja verdade e um bom axé.

8- Uma casa onde o divino seja o centro das atenções.

9- Uma casa onde o zelador e seus seguidores sejam pessoas de bem e dispostos a ajudar para o bem.

10- Uma casa onde você e sua energia sejam bem tratadas.