Matamba é um Nkisi feminino. Nkisi da espada do fogo, dona da paixão, Matamba é a rainha dos raios, dos ciclones, furacões, tufões, vendavais. Nkisi do fogo, guerreira e poderosa. Mãe dos Mvumbi (mortos), guia dos espíritos desencarnados, senhora do cemitério. Nkisi da provocação e do ciúme. Paixão violenta, que corrói, que cria sentimentos de loucura, que cria o desejo de possuir, o desejo sexual.

A frase “estou apaixonado” tem a presença e a regência de Matamba, que é o Nkisi que faz nossos corações baterem com mais força e cria em nossas mentes os sentimentos mais profundos, abusados, ousados e desesperados. É o ciúme doentio, a inveja suave, o fascínio enlouquecido. É a paixão propriamente dita. É a falta de medo das conseqüências de um ato impensado no campo amoroso. Matamba rege o amor forte, violento.

Matamba é também a senhora dos espíritos dos mortos, dos Mvumbi. É o Nkisi dos cemitérios.

É ela que servirá de guia, assim como o Nkisi Kingongo, para aquele espírito que se desprendeu do corpo. É ela que indicará o caminho a ser percorrido por aquela alma. Diz a lenda que Matamba senta no caixão e só sai na hora de ser sepultado.

O fogo é o elemento básico de Matamba. O fogo das paixões, da alegria, o fogo que queima.

Na Mitologia Bantu – Mbambulucema, Bamburucema ou Matamba – Ligada aos ancestrais Yumbi Nvumbi e ao fogo, bem como aos fenômemos que vem no Duilo (céu), como tempestades, etc. É o caminho do Orixá Ọya do Candomblé Ketu.

Senhora dos ventos e dos raios, mulher justiceira e muito poderosa, que se transforma em búfalo na raiva e em borboleta na hora das festas.

Matamba é a mulher livre, pra disso que é dona do vento. Dona do chifre do búfalo.

Qualidades de Matamba:

  1. Ndembure
  2. Bamborossena
  3. Inda Matamba
  4. Katamba
  5. Lemboadinan
  6. Sinavanju
  7. Nsinavulu
  8. Mavanju
  9. Muigangá
  10. Karamose – Muito quente. Pior que Bagan
  11. Guriman
  12. Simbele
  13. Daminajo
  14. Sitamba

Informações:

Cor: Vermelho Forte ou Marrom.

Dominio: Tempestade, vento forte e a morte carnal.

Saudação: MAMETU MUKUA ITA MATAMBA

Dia da semana: Quarta-Feira

Comida: Acarajé.

Kizila: Abóbora e Carneiro (Caso o filho de Matamba coma carneiro, ela o abandona por 1 ano).

Plantas de Matamba:

Capianga, Quioiô, Vassourinha.