Na Mitologia Bantu – Katendê é o Senhor das florestas e das Jinsaba (plural de Nsaba), as folhas sagradas. Senhor das alquimias divina. Senhor do retiro e da vida de ermitão nas florestas, às vezes também entendido como sendo uma Senhora, mas em geral mantém a idéia masculina. O caminho é o mesmo do Ọ̀sónyìn dos Yorubá ou Agué dos Daomeanos. Então os mais velhos entenderam assim e trocavam um nome pelo outro.

Katendê é o dono e guardião das folhas, das espécies sagradas.
A essa divindade devemos reverenciar sempre que precisemos utilizar as folhas sagradas, desde o processo da colheita (é necessário pedir licença, levar um pedaço de fumo de corda, uma muíla (vela). “Tendo o cuidado ao ascendê-la para não causar uma queimada”.

É o Nkisse responsável pela preservação das folhas. É um Nkisse muito importante para o candomblé.
Quando os negros foram trazidos da África trouxeram grande quantidade de folhas de espécies sagradas (folhas, raízes e sementes) e como eles tiveram grande entrosamento com os caboclos (donos da terra), a grande ajuda mútua fez com que essas espécies pudessem brotar, renascer e ter nova vida em novo solo.
É um Nkisse muito importante pois sem folhas não há ritual no candomblé

Kossi ewê, Kossi orixá = sem folha não há orixá

Porque as folhas são usadas desde os banhos, aos chás, aos ebós, às iniciações, em todo ritual dentro do candomblé se usa folha.. sem folha não se deve fazer nenhum ritual… desde o ato de nascimento até o ato fúnebre se utiliza folha. A mais simples reza de quebranto se leva folha.

A folha é a pureza, é a presença física e viva dos Nkisses no mundo. Acreditamos que se as folhas acabarem, a presença dos Nkisses,orixás e Voduns na terra acabarão, eles subirão para o orum, “diziam meus mais velhos que quando nasce do chão um pé de folha se renovam os votos de presença dos Nkisses nas nossas vidas” e é por isso que o povo de axé tem que ter cuidado em preservar as folhas.

Diz a lenda que não se sabe ao certo qual o sexo de Katendê, se é homem ou se é mulher… o que muitos sacerdotes mais antigos apostam é que ele seja assexuado ou andrógeno.

Historicamente seria filho de zumbarandá e Lembaranganga e criado por mikaiá, sendoirmão de criação de mukumbe, Gongobila e aluvaiá e irmão carnal de tempo, rangoro ekaviungo, por isto são assentados ao lado de sua mãe e seus irmãos.Katendê conversa com os espíritos sagrados que moram dentro das árvores, sendo eles e osanimais seus companheiros na floresta. Assim como Gongobila, também conhece alinguagem dos animais e dos pássaros, imitando-os com perfeição.

Katendê só tem uma perna e é baixo na estatura, é um Nkisi encantado, pois nunca teve vida terrena é um Nkisi criado diretamente por Nzambi.

Qualidades de Katende:

  1.  Tateto kingonge ria pondo etango (diabanganga)
  2. Tateto kingonge ria koropossun (luidimbanda)
  3. Tateto kingonge ria luximo (kuketu)
  4.  Tateto kingonge ria amokun (kayty)
  5. Tateto kingonge ria apokan (pokan)

Informações:

Cores: Verde e Branco

Dia da semana: Quinta-Feira

Pedra: Quartzo Verde

Dominio: As Plantas e a Medicina

Comida: Sua comida é a abóbora com muito fumo de corda regada com bastante mel de abelha. Katendê come milho vermelho e frutas.

Saudação: Volà volà ewé

Filhos de Katendê São: Não é comum encontrar pessoas que sejam consagradas a essa divindade, as pessoas de Katendê são pessoas de temperamento forte, são explosivas, são extravagantes, possessivas e patentiadoras. De coração bom mas só proporcionam coisas boas às pessoas quando elas querem e do jeito que elas querem. São pessoas opinosas e exóticas, pois Katendê é uma divindade exótica.

Folhas de Katendê:

Katendê é o dono de todas as folhas porém existem algumas que são de maior predominancia, uma delas é o peregum que é a folha de simbolismo dele e também a folha de melão de São Caetano.