Angoro é caracterizado Oxumarè no candomblé de Ketu, está nassociado ao arco-íris e a serpente.

É o Nkisi das mudanças e se transforma em cobra ou em arco-íris como manda sua criação.

É a cobra sagrada presente em todas as civilizações antigas. O princípio da sabedoria: acobra que morde o próprio rabo, fazendo um ciclo, simbolizando o infinito.A corruptela da palavra Hongolô , que significa arco íris, ou réptil, é Angorô, nome pelo qualesta divindade é conhecida nos candomblés de Angola/Congo. Surge da água em evaporação. O seu caminho é muito próximo da Senhora das Águas doces, Ndandalunda, chegando a se confundir, já que estão ambos no reino das águas e da fecundação. Também é a cobra na terra econhece as profundezas do planeta conseguindo fazer as transformações. Embora sua natureza seja masculina, apresenta uma androgenia nata e tem-se como fêmea quando aconhecemos como Hongolo menha (Angorô-mean). Faz a ligação entre o ntoto/Ixi e o duilo(terra e céu), por isso seu culto é fundamental e tão difundido.

Angoro é Andrógeno, porém é um Nkisi Masculino, e sua forma feminina é conhecida como Angoroméia. Na cultura de Jeje e Ketu, Oxumaré é homem e não possui forma feminina, porém Ewá responde à forma mais proxima de oxumaré feminino.

Hongolo – É o Nkisi que auxilia a comunicação entre os seres humanos e as divindades. É um tipo de cobra e por ter um colorido em seu couro bastante característico e semelhante ao colorido do arco-íris sempre que aparece um arco-íris no céu os bantu saúdam Hongolo pois Ele está entre eles.

Na Mitologia Bantu Tat’etu Hongolo – É o arco-iris, ligado aos movimentos de subida e descida das águas. Também identifica-se com a cobra sagrada que aparece em todas as mitologias antigas.

Angoroméia ou Angoroméa está associada á Yewá/ Ewá dos Yorubás.

Qualidades de Angoro:

  1. Tatara Kunde
  2. Zingala
  3. Malanvaia ou Maranvaia
  4. Aiynè
  5. Ganga Vulà
  6. Kokodò

Qualidades de Angoroméa:

  1. Simbeganga Goromèa ou Golomèa
  2. Jawtále
  3. Gongoa
  4. Tumaza (da água)

Informações:

Cor: Angoro- Preto e Amarelo e Angoroméa- Verde e Amarelo.

Saudação: Ngana Hongolo kiambote/ Kiua Hongolo!

Kizila: Tangerina, Fruta do conde, Abacaxí e Peixe sem escama.

Elemento: Água

Associação Yorubá: Angoro- Oxumarè e Angoroméa- Ewá

Filhos de Angoro e Angoroméa são:

Personalidade dos filhos: As pessoas de Angorô são pessoas extrovertidas e que gostam de chamar a atenção. Gostam de se destacar e serem alvo dos olhares, tem um olhar forte e marcante com olhos que dançam com um balé rítmico acompanhando a todo e qualquer movimento de seu entorno. São ágeis, bons em tramas e quanto ao seu temperamento uma caixinha de surpresa.

Tem tendência ao ciúme, possessividade e medo de traição.

Plantas de Angoro:

Alcaparreira, Altéia, Angelicó, Araticum de Areia, Batata Doce, Cavalinha, Coqueiro de Vênus, Dormideira  (Kisaba Musandala), Dracena Listrada, Erva de Passarinho  (Iabenha), Erva de Passarinho  (Iabenha), Erva de Sangue, Erva Pombinha, Folha da Riqueza, Gravíola, Ingá-bravo, Jaqueira, Jibóia, Leiteirinho, Língua de Galinha, Língua de Galinha  (caiala-camochi), Malva Rosa, Melão de São Caetano  (Takana Falakêji), Samambaia de Poço, Tomate.