Esses Nkisis se assemelham a Oxóssi (Odé) para os praticantes de candomblé Ketu.

Kabila – O caçador pastor. O que cuida dos rebanhos da floresta.

Mutalambô, Lambaranguange – Caçador, vive em florestas e montanhas, nkisi de comida abundante.

Mutakalambô – Tem o domínio das partes mais profundas e densas das florestas, onde o Sol não alcança o solo por não penetrar pela copa das árvores.

Mutalambô ou Lambaranguange é um Nkisi caçador, que vive em florestas e montanhas, é o Nkisi da fartura e comida abundante, assim como Kabila. Na Mitologia Bantu – Tat’etu Mutakalambô ou Mutakulamburungunzo (o mais velho) – O Caçador divino. Todos os povos antigos tinham o seu caçador e defensor divino que era responsável pela fartura e pela defesa da aldeia.  Cada povo lhe entendeu de um jeito e lhe representou na sua cultura e na sua língua, mas faz parte do inconsciente coletivo de tempos imemoráveis. Também andam neste caminho Nkongobila/Telekompenso. Estes caçadores bantu para se identificarem com qualquer outro caçador mitológico não foi difícil. Ai entra o Oxossi, os Ọdés dos Yorubá e até os caçadores ancestrais brasileiros, como caboclos.

Informações:

Cor: Verde ou Azul turqueza

Simbolo: Ofá

Dominio: Fartura e Matas

Saudação: Tendélé Mutalambò

Plantas de Mutalambò:

Acácia, Acácia Branca, Alfavaca do Campo, Alfazema de Caboclo, Araça de coroa, Araça do campo, Cabelo de milho, Capim Limão, Carqueja, Carrapichinho Beiço de Boi  (Kisaba Mutombi), Caruru, Chifre de Veado, Cipó Caboclo, Cipó Camarão, Cordão de Frade, Dracena Listrada, Fumo Bravo, Groselha, Groselha Branca, Guaxima Cor de Rosa, Jacatirão, Janaúba, Jurema branca, Jurubeba, Milho Vermelho, Pitangatuba