Nvunjí é o mais joven de todos os Nkisis, representa a felicidade, inocecia e juventude.

Nvunjí toma conta de todas as crianças, pois se trata dos joves Gêmeos do candomblé, que para os Yorubás saõ chamados de Ibejís.

Nvunji, Nvungi, Wunji, Vungi, Wunje, Wunge, é um Nkisi criança nas nações Angola e Congo. É a divindade da brincadeira, da alegria, sua regência está ligada à infância. Representa a mocidade, a alegria da juventude. Durante a festa, a dança se transforma numa grande brincadeira.

Informações:

Saudação: Nvunjí è ou NVUNJI KUKALA PAFUNDI

Comida: Caruru e Doces

Dia da Semana: Domingo

Folhas de Nvunjí:

Cajazeira (Kirima), Capim Pé de Galinha  (Nkulu Sanji), Flamboyant, Flamboyanzinho, Laranjeira  (Muxi-Mindéle), Maracujá, Poejo, Sapoti.

Lenda de Nvunjí:

Conta-se que em uma aldeia não mais reinava a alegria ou felicidade, pois seu soba havia morrido e os homens sem líder não tinham mais ânimo para o trabalho e as mulheres de tão tristes se tornaram inférteis. Vendo esta situação “nlukumuni” a deusa da procriação pediu para que nvunji visitasse a aldeia e levasse um saquinho que deveria ser aberto só quando chegasse a aldeia, na presença de todas as crianças. Nvunji assim o fez e ao chegar a aldeia se deparou com uma enorme tristeza, reuniu então todas as crianças da aldeia e abriu o saquinho, que continha muitos pós coloridos, então nvunji sem saber o que fazer dividiu as cores com as crianças e começou a cantar :

Akauila Zinge – A Brincadeira Começa Cedo

Akauila Nvunji – A Brincadeira É De Nvunji

Então começaram a pintar toda aldeia que com seu colorido fez os homens encorajarem-se novamente e as mulheres começaram a parir gêmeos, tri-gêmeos e muitas crianças nasciam de um mesmo ventre, e até hoje se canta na aldeia:

Akauila Zinge

Akauila Nvunji

E todos admitiram NVunji é nosso sobá, suas cores trazem felicidade.