Lemba, o mais importante e elevado dos Nkisi, foi o primeiro a ser criado por Nzambi, o deus supremo. Representa o céu, o princípio de tudo, e foi encarregado de tomar conta do mundo.

Lembá equivale a Energia de Oxalá para o povo Yorubá.

Equilíbrio positivo do universo, é o pai da brancura, da paz, da união, da fraternidade entre os povos da terra e do cosmo. É considerado o fim pacífico de todos os seres.

Nkisi da aventura, da compreensão, do entendimento, do fim da confusão.

Lemba é o Nkisi que vai determinar o fim da vida, o fim da estrada do ser humano, o fim com a certeza do dever cumprido. A morte deve ser encarada com naturalidade como encaramos os demais assuntos da nossa vida, pois ela faz parte da natureza e sabemos que tudo tem um início, um meio e um fim.

Pambu Njila inicia, Lemba termina. É assim na Jamberessú (roda de Candomblé), quando louvamos todos os Nkisis.

É ele que sempre atuará como mediador para acalmar discórdias em qualquer plano e produzindo uma solução, uma definição.

Lemba não come como os demais Minkisi, suas oferendas são sempre coisas brancas.

Lembá se apresenta de duas formas, O novo que é Lema Dilê e o Velho chamado de LembaNganga.

Informações:

Cor: Branco

Saudação: Pembelè Lembá ou LEMBA KUBETA MAKU KUKALA UIZA LEMBA DILE

Título: Tata Dikumbi – Pai Sol

Dia da semana: Sexta-Feira

Plantas de Lembá:

Agapanto, Agapanto Branco, Agrião do Pará, Alecrim  (Balula), Alecrim da Serra, Alecrim de Caboclo, Alecrim deTabuleiro, Alecrim do Campo, Alfavaca,  Algodoeiro  (Mujinha), Algodoeiro Americano  (Mujinha), Algodoeiro,

Arbóreo  (Mujinha), Amendoeira, Angélica, Aperta Ruão, Araçazeiro, Baunilha verdadeira, Bétis Branco, Bétis Cheiroso  (Masana’nzadi), Bétis Cheiroso, Bisnagueira, Boldo, Calistemo, Camélia, Camomila, Campainha, Cana de Macaco, Cara moela, Carnaúba, Caruru, Catinga de Mulata, Chapéu de Couro, Cinco Folhas, Cipó Cravo, Coco, Colônia  (Zukamesa Kiari), Coqueiro, Cravo da Índia, Dama da Noite, Dendezeiro, Douradinha, Erva de Bicho  (Kiangu Kiama), Erva de Jaboti, Erva Prata, Erva Vintém, Espinheira Santa, Espirradeira Branca, Estoraque Brasileiro, Eucalipto Cidra, Fava de Tonca, Fava Pichuri, Folha da Costa, Folha da Fortuna, Fruta Pão, Funcho, Girassol  (Muanha Pelendende), Guaco, Guandu, Guanxima, Hortelã da horta, Jasmim do Cabo, Karitê, Laranjeira  (Muxi-Mindéle), Língua de Vaca, Lírio do Brejo, Macaxeira, Malva, Malva Cheirosa, Malva do Campo, Mamão, Mamona  (Xabidinhu), Mamona Branca, Mandioca, Manjericão da Folha Miúda, Manjericão de Folha Larga, Mastruço, Mil em Rama, Milho Branco, Murta, Nenúfar Branco, Noz moscada, Obí, Palmeira Abânico, Parietária, Pêra, Rosa Branca, Sálvia, Sangue de Cristo, Tabaco, Tâmara,Tamarineiro (Ditamba), Trombeteira, Umbu, Uva Branca.

Qualidades de Lembá:

ZAMBI APONGO
LEMBARENGANGA
LEMBÁ OU MALEMBÁ (semelhante a Oṣoguian)
GANGA NZUMBA (Ligado a NZumba)
GANGA MALEMBÁ
KASSULEMBÁ
GANGA JIOKÁ
NBIOKÁ
GANGA KAMENEMENEN
SINGANGA EMAN
NKASUTÉ
AKRIZILÊ (Usa Cabaça)
GANGA BENUN
AJALUPONGO
GANGA KAZUMBÀ
LEMBA MAFURÀ