Essa festa do Pilão de Oxalá é em respeito à Oxaguian (Oxalá mais novo),  Nessa festa o Pilão de Oxalá é trazido até o terreiro e posto em cima de um “banco” que funcionará como um altar (O pilão é trazido pelo Bàbá e Egbomís debaixo de uma tenda branca)

Esse Pilão essa coberto de Alá (Pano branco) e enfeitado com apetrechos do orixá.

Em seguida se inicia um grande Xirê em homenagem a Oxaguian, onde o Orixá vai encorporar em seus filhos e dançará em torno do Pilão.

Todos cantando em homenagem ao Supremo Orixá, receberão Atorís (Varas especiais) e farão o ritual da batalha de Atorís, onde os filhos de santo tocam o ombro do outro com essas varas simulando uma verdadeira batalha., a batalha de Ejigbò.

O Proprio Oxaguiam Manifestado participa dessa festa, Nesse momento todos os outros filhos de santo irão encorporar seus Orixás em respeito à Oxalá, Todos esses orixás manifestados participarão da festa e da batalha, numa grande festa e com muita alegria.

No final da festa os orixás deixarão seus filhos, menos Xangô que levará o Pilão de Oxalá até seu destino (Quarto de santo).

A comida servida na festa é o Inhame, comida consagrada para Oxaguian.