Ebó se trata de uma oferenda votiva aos orixás ou a um determinado Orixá, Mas o Ebó aquí em questão apesar da particularidade não fugirá do propósito.

Ebó é uma limpeza espiritual, contendo diversas comidas rituais. Esse ritual de limpeza consiste na purificação da aura individual.

Os Ebós tem diversas finalidades, uns servem para saúde, outros para os nefócios, outros para nos livras de coisas ruins, outros para superação de problemas etc… Faz transferir as energias maléficas da pessoa para os alimentos que nela é passado.

Todo esse ritual deve ser feito por pessoas competentes como Bàbálorixas e Iyálorixas, pois não é só comida, há cantigas, rezas, a receita, sendo necessário muito conhecimento.

Há ebós que pode haver sacrifício animal, porém os Ebós brancos e secos não é necessário. Más é muito importante a presença das folhas, pois elas agem diretamente na energia.

Um ingrediente errado ou na ordem errada pode fazer um ebó dar errado e pior, piorar o problema!, Após esse ebó geralmente a pessoa passará por Ewós (Preceitos e Proibições) Temporários, com intuíto de preservar a limpeza.

No candomblé existe diversos Ebós, são eles: Etutu, Iku, Opé, ejé, Ipilé…