Kitembo

Kitembo, mais conhecido como Tempo na nação de Angola, é o Nkisi que controla as mudanças, as estações do ano e o proprio tempo.

Sua representação na casa de angola é por uma Aste e uma bandeira branca.

Sua saudação de Zará Kitembo, é um Nkisi de poucos filhos e raro de aparecer, é equivalnete a Iroko para os Yorubás.

Kitembo é irmão de Kafundegi, Katendê e Hongolo, respectivamente associados com Obaluaiyê, Ọ̀sónyìn e Òṣùmàrè. Segundo o candomblé Bantu, Kitembo tem uma forte ligação com Kafundegi, sendo que os filhos de Kitembo e deste Nkisi se parecem.

  Filho Imperfeitode Nzumbarandá (associada com Nanã dos Yorubá) que foram depois recolhidos por NKaiala (Yèmọnja) e encantados por Lembarenganga (Òṣàlà).

Conta uma lenda de Angola, que Kitembo era um homem muito agitado que fazia e resolvia muitas coisas ao mesmo tempo. Entretanto, este homem vivia reclamando e cobrando de Nzambi que o dia era muito pequeno para fazer e resolver tudo que quisesse. Um dia, Nzambi lhe disse: “Eu errei em sua criação, pois você é muito apressado”. Ele então respondeu a Nzambi: “Não tenho culpa se o dia é pequeno e as horas miúdas, não dando tempo para realizar tudo que planejo”. A partir desse momento, Nzambi então determinou que esse homem passa-se a controlar o tempo. Tendo domínio sobre os elementares e movimentos da natureza. Assim nasceu o Nkisi Kitembo.

Informações:

Saudação: Zará Tempo

Elemento: Ar.
Símbolo: Gameleira branca (malemba) ou outra árvore, pois é um culto fitolátrico.
Dia da semana: Terça-feira.
Fio de contas: Branco e verde.
Roupa: Branca, verde e cinza e palhas.
Oferendas: Farinha, fumo de rolo, mel e pipoca.

Plantas ligadas a Kitembo:

Agapanto, Agapanto Lilás, Aroeira  (Kisaba Mulongo), Barba de Velho, Cajueiro, Cebola do Mato, Coco de Purga, Gameleira, Gameleira Branca, Jenipapo, Sabugueiro.

Qualidades de Kitembo:

  1. Amuraxó
  2. Mavila
  3. Mavulu
  4. Ekisiko
  5. Jamukangue
  6. Makura
  7. Ewàzile
  8. Mawila
  9. Lembura (Ligado a Lemba)
  10. Zalu (ligado a feitiço – encanto IMBUIM)
  11. Apokan (ligado a feitiço – encanto ISSASSERIN)
  12. Ossin (ligado a feitiço – encanto APAN)
  13. Polokun (ligado a feitiço – encanto EBULIN)