Oxalá

Oxalá é o maior dos orixás, o Grande orixá FunFun, e o orixá encarregado da criação do mundo.

Esse Orixá pode se apresentar de duas formas, Mais novo (Oxaguian) ou mais velho (Oxalufan), Oxaguian pelo caminho de Ejionilé e Oxalufan por Ofun. Oxaguian rei de Egigbô e oxalufan rei de Ifon.

Oxalá é o simbolo da paz, calma, serenidade, bondade e alegria. É ele quem levanta a bandeira branca após qualuquer batalha.

Oxalá representa a Vida e a Morte. É ele quem é reverenciado ao final de todas as sessões/ Xirês, pois ele é a sintese de todas as origens, uma totalidade de forças e assim como Exú reside em todas as pessoas.

A palavra Oxalá na verdade é um nome gerérico para todos orixás FunFun, cada um desses orixás que vem do Branco recebe um nome, não há Obatalá/ Oxalá se faltar uma dessas energias.

Na Africa é cultuado como Obatalá e é o Céu que cobre a todos nós.

Informações de Oxaguian:

Nome: Oxaguian

Cor de fio de contas: Branco ou Branco mesclado de Azul claro

Cor: Branco (FunFun)

Simbolo: Mão-de Pilão, Espada e Escudo.

Comida: Canjica e Inhame Pilado

Dominios: Procriador masculino, Céu, Vida, Morte, Prata, Limpeza e Criação.

Ewó: Azeite de dende, carvão, Bebidas alcoolicas, comidas muito salgadas…

Saudação: Èpa Bàbá/ Xêu Èpa Bàbá.

Seus filhos são:  O tipo OXAGUIÃ é um jovem guerreiro combativo. Normalmente tem boa aparência, podem ser altos, baixos, forte e magros, pois seu arquetipo não o traduz, não é agressivo nem brutal, teimosos e altruístas. Não despreza o sexo e cultiva o amor livre. É alegre, gosta profundamente da vida, é falador, brincalhão e ao mesmo tempo teem muita seriedade e não perdoam a Injustiça. Ao mesmo tempo é idealista, defendendo os injustiçados, os fracos e os oprimidos. Orgulhosos, gostam da boa briga pela boa causa, às vezes, uma espécie de D. Quixote. São muito Observadores.

Iformações de Oxalufan

Nome: Oxalufan

Cor de Fios de conta: Branco

Cor: Branco

Comida: Canjica

 Saudação: Èpa Bàbá/ Xeu Èpa Bàbá

Ewós: Bebidas alcoolicas, Carvão, Azeite de Dênde, muito sal…

Simbolo: Opaxoro

Dominio: Ceu, Procriador masculino, Vida e morte, Limpeza e a criação.

Seus filhos são: O tipo físico de OXALUFÃ é frágil, delicado, friorento, sujeito-a resfriados. Compensa sua debilidade física com grande força moral, e seu alvo à realizar a condição humana no que tem de mais nobre. É fiel no amor e na amizade.

Arquetipo Geral dos filhos de Orinxalá (Lufan e Guian) é:

As pessoas de Oxalá são calmas, responsáveis, reservadas e de muita confiança. Seus ideais são levados até o fim, mesmo que todas as pessoas sejam contrárias a suas opiniões e projetos. Gostam de dominar e liderar as pessoas. São muito dedicados, caprichosos, mantendo tudo sempre bonito, limpo, com beleza e carinho. Respeitam a todos mas exigem ser respeitados. Perdoam facilmente, sabem ver que sentimentos negativos só atrasam. Sabem conquistar com seu jeitinho elegante e sincero, Observadores e inteligenntes.