Exú

É um orixá africano ligado a comunicação, a segurança e as coisas novas. É o Orixá mais proximo dos Seres homanos e é ele que recebe primeiro as oferendas, antes de qualquer outro orixá.

Esú, que vem do Yorubá e quer dizer ESFERA, ou seja, ele é o orixá do Movimento.

Ele é a camunicação entre o Orún e o Ayiê, porém durante muito tempo, principalmente aqui noBrasil, Exu foi associado ao Diabo Judaico-cristão, talvez pelo fato de ser Brincalhão, Extrovertido e ter como simbolo um Falo ereto. Além de em diversas ocasiões ter simbolicamnete um Tridente.

Exú é representado pelo Odú Okarán, no candomblé de angola o nome de Aluvaiá e no Jeje Legbá.

Exú faz um equilibrio entre o lado positivo e negativo do universo.

Informações

Nome: Exú

Cor de Fio de Contas: Preto e Vermelho

Comidas: Farofa de Dende, Ekó e Carne mal passada.

Saudação: Laroié

Simbolo: Falo Ereto

Dominios: Transformação

Seus Filhos São:

Os filhos de Exu são alegres, sorridentes, estão sempre de bem com a vida, são ambiciosos, extrovertidos, espertos, inteligentes, atentos. Sabem como ninguém ser sociáveis e diplomáticos, pois conhecem o valor de uma boa amizade, fazem questão de manter o maior número possível de amigos.

Rapidamente, os filhos de Exu se tornam pessoas populares, amadas por uns, odiadas por outros. Extremamente dinâmicos, os filhos deste orixá não se desanimam nunca, mantêm sempre a certeza de que as coisas, mais cedo ou mais tarde, acabam por mudar a seu favor.

Pessoas com impressionante facilidade de comunicação, boa lábia, com charme conseguem tudo o que querem. Irónicas e perigosas, costumam manter uma vida sexual bastante agitada, sem pudores. São pessoas extremamente rápidas, que não pensam: fazem.

Os filhos de Exu possuem uma facilidade impressionante para entrar e sair de confusões, são do tipo que arma a bagunça, sai ileso e ainda se diverte com as consequências. Esquecem facilmente as ofensas, não guardam rancor, mas não perdem a oportunidade de se vingar. Gostam da rua, das festas e das conversas intermináveis, comportamento próprio de um orixá que é só alegria.

Anúncios