Orí Mejí é a expressão em Yorubá que quer dizer “Cabeça dupla”, ou seja um individuo que tenha um Orí regido por dois Orixás ao mesmo tempo. Mas devemos observar os dois tipos de Orí Mejí que encontramos dentro da liturgia das casas de candomblé, o Primeiro é quando uma pessoa tem dois orixás Iguais regendo a cabeça, mudando apenas a qualidade, exemplo: Oxaguian e Oxalufan; Odé Ibualama e Odé Inlé; Oxum Òpará e Oxum Yeye Pondá…, Ou seja, ter no Orí dois Orixás Iguais de frente.

A Segunda explicação para Orí Mejí é quando a pessoa tem dois Orixás de frente, não definindo-os como Orixá frontal e Juntó, pos eles caminham juntinho no mesmo Orí, Exemplo: Yemanjá e Ogún; Oxalá e Oxóssi; Omolú e Oyá…

Sabe quando nos informam que nosso Orí está em “Briga”, dizem que há uma disputa no nosso Orí, isso pode ser por causa do Orí Mejí.

Essa Ideia de Orí duplo ou Orí mejí vai do entendimento de tradição passada de casa pra casa, assim sendo que ainda há outros pontos de vista para esse tema que não é favorável ao entendimento dos mais velhos e da tradição Yorubá.

About these ads