Nessa Postagem vamos falar de Iniciação/ Feitura de Ogans e Ekedis. Não é tão diferente, pode ser visto com olhos diferenciados.

visto que Ogan e Ekedi não é inciado como Yawó, pois já tem 7 anos após inciados e são considerados Sacerdotes (Bàbás e Iyás).

São geralmente pessoas escolhidas pelo Bàbálorixa/Iyalorixá ou pelo Orixá da casa. primeiramente são supensos/levantados e após isso já devem se preparar para iniciação.

Visto que esses cargos não entram em transe, passarão pelos preceitos de um Yawó penas até certo tempo. Como por exemplo o tempo de Kelê não é de 3 meses, é apenas 21. Tem casa que esse período é cumprido na Roça.

Será nescessario ver qual orixá trará o Orunkó desses cargos, visto que não entram em transe. Pode ser o Orixá que os levantou.

Passarão pelo mesmo processo de raspagem, terá curas feitas e assentamentos, muitas das vezes até mais asssentamento que um Yawó, sacrificios, banhos…

Dentro do Runcó, além de aprender o que um Yawó aprende, esses cargos ainda devem ter que aprender o oficio dos seus cargos. Exemplo, ekedi a usar adjá e Ogan a Eborizar um atabaque. Aprendem bastante coisas dentr do Runcó.

A saída pública desses cargos também são diferenciadas, tem a saída de branco em homenagem á Oxalá, em que se saúda os Axés da casa.

Depois uma saida onde virá o Orunkó, onde tosos Yawós Viram em seus Orixás.

Depois a saída onde receberá seu posto no terreiro. Recebe o seu cargo e os instrumentos necessários para esse desempenho (Exemplo: Axogun recebe Faca, Búzios, Obí…),  um sapato, A Iyá/ Bàbá apresenta o iniciado aos presentes, etc… esse Iniciado, dançará com seus orixá (Virados em outra pessoa), dando e recebendo axé da casa.

Para finalizar, O Iniciado Ogan ou Ekedi sentarão em uma cadeira junto com seu Orixá ou a Iyalorixá e receberá as homenagens dos presentes no terreiro. Todos irão comprimentar o iniciado. Ao final canta-se para oxalá.

Tudo isso varia de casa para casa.

O Ogan e a Ekedi mesmo já tendo 7 anos, ainda devem cumprir as outras obrigações de 1, 3, 7… (Anos).

About these ads