Qualidades dos Orixas

As Qualidades são caminhos de um mesmo orixá. Alguns Orixás apresentam qualidades que dentro de um mesmo contexto diferenciam-os e apresentam fases diferentes.

Veja Agora as qualidades de cada Orixá:

Oxalá

  • Oxaguian: É o oxalá joven. Seu nome deriva de Ajagunã. Tem ligação com Ogun.
  • Oxalufan: Oxalá Mais velho. Tem ligação com Xangô
  • Observavão: Há outras qualidades de Oxalá que estão associadas à energia de Oxalufan e Oxaguian, essas energias possuem caracteristicas dos orixás funfun e podem ser conhecidads como sub-qualidades dos Orinxalás, dentre essas energias se destacam: Ajagunán, Etekò, Ófón, Okó, lejugbê, Ejigbó, Obatalá…

Oxóssi (Odé)

  • Ibualamo/ Ibo: É o mais velho dos odés, veste branco e verde, também usa um capacete de palha. Tem ligação com Oxum e Omolu.
  • Inlé: Joven Caçador, seu culto é as margens do Rio Erinlé, é o caçador de elefantes. usa Marfim como cor e tem ligação com Oxum, Oxaguian e Yemanjá.
  • Dana-dana: Oxossi poderoso, dono das matas mais obscuras, não tem medo da morte. Tem ligação com Ossãe e Exú.
  • Akueran: É o dono da fartura, da mata secreta e come muitas das vezes comidas cruas. Veste Azul e vermelho, suas contas são verdes. Tem fundamento com Ogún.
  • Otín: Muito Agressivo, vive escondido nas matas e usa couro de leopardo.
  • Koifé: Não se faz essa qualidade no Brasil, seus fundamentos estão quase extintos. Veste vermelho, usa lança e espada. vive com Ossãe escondido e sozinho. Usa um capacete que cubra todo o rosto. Assenta-se Koifé, porém faz-se Ibualamo ou Inlé ou Oxum Karé.
  • Karè: Odé ligado a Oxum e Logun, Vive na beira-rio, pentenado-se e se perfumando.
  • Insewé: É o senhor das florestas e está ligado a Ossãe.
  • Oni Kulé: Mora nas montanhas e esta ligado a oxaguian e jagun. Usa contas Azul turqueza.
  • Ínfamí: Ligado a Oxaguian e Oxalufan, Só usa branco.
  • Ajenipapó: Ligado a Iamí Osorongá e a Oya. Dono do Irukere.

Oxum

  • Opará: é a mais jovem das Oxuns, tem ligação com Oya e é companheira de Ogum.  É a senhora da espada.
  • Yepondá: Está ligada a Ibualamo, Veste dourado e branco para acombanhar oxaguian.
  • Abalò: A mais velha, tem ligação com Ogum, Oya e Oxossi. Veste-se sempre com cores claras e usa Abebê.
  • Ijimú: Outra oxum velha, veste-se de azul claro e rosa. Tem ligação com Iyami e é dona dos Otás dos rios.
  • Abotô: Velha e de culto bem antigo, está ligada as Iyamis e é tida como uma feiticeira. Carrega Abebê e alfange, está ligada também a Nanã e Oya Igbalé.
  • Ajagurá: Jovem guerreira que carrega uma espada e tem ligação com Yemanjá e Xangô.
  • YeYe Oke: Guerreira, ligada a Oxossi, usa Ofá e Irukere.
  • YeYe Ogá: Velha e Guerreira, carrega Abebê e Alfange.
  • YeYe Karé: Jovem guerreira ligada a Logun-Edé e Oxossi Karé.
  • YeYeIpetú: De culto antigo, no interior das florestas e ligada a ossãe.
  • YeYe Ayaalá: A mais velha de todas. Veste branco e está ligada a Orunmilá.
  • YeYe Otín: Ligada a oxossí Inlé, usa Ofá e Abebê. ligada a caça.
  • YeYe Iberí: Dona da vaidade e da beleza. Concentra o poder feminino.
  • YeYe Mouwó: Ligada a olokun e yemanjá. veste-se de roupas claras.
  • YeYe Popolokun: Seu culto é raro e está ligada aos lagos e lagoas.
  • YeYe Oloko: Dona dos poços.
  • Docô: Dona da riqueza e do ouro.

Logun-Edé

 (Há casas que cultuam Logún-Edé como Orixá que não tem qualidade)

  • Logun Edé Loko:  Tem fundamentos com Exu.
  • Logun Edé Ybain:  É um recém nascido Apanan: Todos comem com Exu e Oxossi. Seus fundamentos estãoem sua mãe de criação, Oxum Onira, sem ela Logun não caminha. Toda pessoa de Logun tem que assentarOxum Onira e de Oxum Onira tem que assentar Logun. Assenta-se também Ybualamo, Yponda e Opará

Oxumarê

Suas qualidades estão ligadas ao culto Nagô.

  • Dan: é o próprio oxumarê, a cobra da criação. ligado a chuva e a fertilidade.
  • Dangbé: Mais velho, pai de Dan, Dono dos astros e do movimento. Menos agitado que Dan.
  • Becem/ Bessen: Veste-se de branco e carrega a espada. é o arco-íris.
  • Azaunodor: É o principe, usa branco.
  • Frekuen: Lado feminino de Oxumare, ligado á serpente.

Nanã

  • Nanã Abenegi: Dessa Nanã nasceu o Ibá Odu, que é a cabaça que traz Oxumarê, Oxossi Olodé, Oya e Yemanjá.
  • Nanã Adjaoci ou Ajàosi: É a guerreira e agressiva que veio de Ifé, às vezes confundida com Obá. Mora nas águas doces e veste-se de azul.
  • Nanã Ajapá ou Dejapá: É a guardiã que mata, vive no fundo dos pântanos, é um Orixá bastante temido, ligado a lama, a morte, e a terra. Veio de Ajapá. Está ligada aos mistérios da morte e do renascimento. Destaca-se como enfermeira; cuida dos velhos e dos doentes, toma conta dos moribundos. Nela predomina a razão.
  • Nanã Asainan ou Asenàn: Provisoriamente sem dados inerentes a este caminho do Orixá Nanã.
  • Nanã Buruku ou Búkùú: Também é chamada Olú waiye (senhora da terra), ou Oló wo (senhora do dinheiro) ou ainda Olusegbe. Este Orixá veio de Abomey; ligado à água doce dos pântanos, usa um ibirí azul.
  • Nanã Iyabahin ou Lànbáiyn: Provisoriamente sem dados inerentes a este caminho do Orixá Nanã.
  • Nanã Obaia ou Obáíyá: É ligada a água e a lama. Mora nos pântanos; usa contas cristal vestes lilás e veio do país Baribae.
  • Nanã Omilaré: É a mais velha, acredita-se ser a verdadeira esposa de Oxalá. Associada aos pântanos profundos e ao fogo. É a dona do universo, a verdadeira mãe de Omolu Intoto. Veste musgo e cristal.
  • Nanã Savè: Veste-se de azul e branco, e usa uma coroa de búzios.
  • Nanã Ybain: É a mais temida. Orixá da varíola. Usa cor vermelha, é a principal, come directo na lagoa, dando origem a outros caminhos. Para chamá-la, a ekeji tem que ir batendo com seus otás para fazê-la pegar suas filhas.
  • Nanã Oporá: Veio de Ketu, coberta de òsun vermelho. É a mãe de Obaluaiyê, ligada a terra, temida, agressiva e irascível.
  • Nanã Xalá: Muito ligada ao Branco e a Oxalá.

Xangô

  • Alufan: Identico a Ayrá e tem afins com Oxalufan.
  • Alafin: Dono do palacio e governador de Oyá. Ligado a Oxaguian.
  • Afonjá: Xangô de Oyá. Dono do talismã dado por Oya.
  • Aganjú: Veste marrom, é guerreiro e feiticeiro.
  • Agodo: Usa dois Oxês e esta ligado a Yemanjá.
  • Barú: Veste marrom e é o único que não come Amalá.
  • Obain: Ligado a Oya e veste marrom.
  • Oranfè: Justiceiro que mora na cidade de Ifé.
  • Obalubé: é um grande rei.
  • Xangô Ayrá: Os mais velhos e que fazem parte da familia real de Ifé e Oyá. Sua contas são branco e vermelho. São: Igbonan, Intilé, Modé e Adjaosi.

Ogum

  • Ògún Meje – ou Mejeje, aquele que toma conta das sete entradas da cidade de Irê, ligado a Exú, o guardião das casas de Ketu.
  • Ògún Je Ajá ou Ogúnjá como ficou conhecido – Um de seus nomes em razão de sua preferência em receber cães (só na África) como oferenda, tem ligação com Oxaguiã e Ìyemonjá .
  • Ògún Àmènè ou Ominí – tem ligação com Oxun, cultuado em Ijexá, sua conta é verde clara.
  • Ògún Alágbèdé (Alagbede) – É o Ògún dos ferreiros, o ferramenteiro, da ancestralidade, tem ligação com Yemanjá.
  • Ògún Akoró – É o Ogun que usa o mariwò como coroa, sua roupa é o mariwò, toma conta da casa de Oxalá, muito ligado a Oxóssi e não come mel.
  • Ògún Oniré – É o título de Ògún filho de Oniré, quando passou a reinar em Ire, o Senhor de Irê.
  • Ogun Wàrí: é o ferreiro dos metais dourados, ligado a Oxun, ligado ao ar, por isso o mais requintado dentre todos os Oguns.
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